Wikilegis - Guia de Administração

Visão Geral

A administração do Wikilegis possui uma barra de navegação com botões para “ver site”, “alterar senha” e “encerrar sessão”, um quadro com as últimas ações realizadas pelo usuário e algumas tabelas com os aplicativos que compoem o site.

Aplicativos

Os aplicativos, servem como sessões que agrupam modelos correlacionados do sistema, são eles: accounts, authentication and authorization, core, notification e sites.
Ao criar um plugin ele vai aparecer como um aplicativo, por padrão o camara_deputados já é implementado e aparece nesta lista.

Modelos

Dentro de cada aplicativo encontram-se os modelos de objetos referentes a ele e dois links para adicionar ou modificar um objeto.
Clicando em adicionar irá abrir um formulário com os campos referentes ao objeto, os campos com o rótulo em negrito são obrigatórios e devem ser preenchidos antes de salvar ou irá retornar um erro.
Ao clicar em mudar ou no nome do modelo você é redirecionado a página de listagem dos objetos.
A página de listagem possui um botão para adicionar um novo objeto, um campo de busca, uma lista de filtros, um seletor de ações e uma tabela com os objetos referentes ao modelo. Na tabela cada coluna é referente a um campo, ao clicar no título da coluna os objetos são ordenados, o conteúdo da primeira coluna são links possibilitando ir ao formulário de edição do objeto referente a linha. 
No formulário de edição além, é claro, de poder alterar o conteúdo do objeto também é possível acompanhar todo histórico de alterações ou deletar o mesmo. 

Aplicativo Accounts

Neste aplicativo que contém apenas o modelo de usuário, além de criar, alterar ou excluir é possível criar nova senha, definir as permissões, níveis de acesso e grupos.
Para definir as permissões, basta selecionar as opções e clicar na seta para a direita, as permissões são definidas por “aplicativo | modelo | Pode adicionar/modificar/deletar”. Todos os usuários ativos podem entrar e sugerir alterações no site, os membros da equipe tem acesso a administração do site mas só poderão fazer o que for definido em suas permissões e por fim os superusuários possuem todas as permissões.

Aplicativo authentication and authorization

Neste aplicativo é possível criar grupos com permissões específicas para selecionar ao editar um usuário, assim podendo agrupar as contas por nível de acesso ao sistema.

Aplicativo core

O principal aplicativo do wikilegis, nele estão todos os modelos dos objetos referentes aos projetos de lei e a participação dos usuários. Para adicionar um projeto de lei, deve-se primeiro adicionar os tipos de trechos(artigo, parágrafo, inciso…) e temas(saúde, política, economia…).

Tipo de trecho

O tipo de trecho possui os seguintes campos:
  • Nome: sem caracteres especiais ou acentos.
  • Nome de apreseção: será exibido nos formulários da administração.
  • Tipo ancestral: usado no plugin camara_deputados para identar o texto.
  • Editável: se marcado permite o trecho a receber sugestões, trechos não editáveis são títulos, capítulos, livro… que não recebem sugestões de de alteração.

Temas de projeto de lei

Já os temas possuem apenas uma descrição e ícone que represente o tema. 

Projeto de lei

O formulário para adição de um projeto de lei é um pouco extenso pois possui outros modelos referentes a ele como tema, usuários permitidos, vídeos, referências e trechos
  • Assunto: é um título para o projeto de lei, fica em destaque na listagem e na página do projeto.
  • Epígrafe: é como o projeto é identificado na casa, composto por tipo de projeto, número e ano, por exemplo: PL 1234/2017.
  • Descrição: um breve texto que explica o projeto.
  • Tema: seleciona o tema para o projeto, caso não tenha sido cadastrado é possivel adicionar cliando no botão “➕”
  • Data de encerramento: data em que o projeto é fechado e para de receber contribuições.
  • Estado: existem três estados rascunho(o projeto está apenas na adiministração e ainda não foi pro site), publicado(o projeto é listado e recebe contribuições) e fechado(o projeto é listado mas não recebe contribuições).
  • Visível: responsável por listar na página principal(é possível publicar e desmarcar o visível para poder acessar apenar pelo endereço da página do projeto).
  • Usuários permitidos: se algum usuário for selecionado, o projeto passa a ser privado apenas para os selecionados, sendo assim possível discutir projetos por um grupo seleto.