Editores de texto

Eis algumas sugestões de editores #WYSIWYG (what you see is what you get), ou algo muito próximo disso, para quem está buscando alternativas ao #MicrosoftWord:

Scrivener

É de longe um dos softwares mais completos para escrever livros e teses no MacOS e no Windows. Eu uso muito menos do que gostaria por conta da impossibilidade de trabalhar diretamente com arquivos markdown[^1], mas recomendo fortemente conferir.

Mellel (MacOS)

É um editor de texto feito para acadêmicos e que funciona muito bem com o Bookends. A tradução para o português infelizmente é vergonhosa. Entrei em contato com o desenvolvedor que limitou-se a dizer que o português utilizado supostamente seria o brasileiro (definitivamente não é o caso: não é nem brasileiro nem europeu).

Nisus Writer Pro (MacOS)

O Nisus, assim como o Mellel, têm funções ausentes no Microsoft Word para trabalhar com mais de uma língua (como a possibilidade de escolher fontes independentes para cada uma). Não com frequência, mas parece ser uma boa alternativa.

Outras indicações

Nesse link você encontra várias outras indicações de editores de texto para Windows e Mac.

[^1]: Scrivener oferece várias funcionalidades voltadas para markdown, mas tudo fica salvo em um arquivo no formato .scriv que não pode ser lido por editores de markdown nem pelo DEVONthink.