Audiências Interativas Guia de Administração

Visão Geral

A administração do Audiências Públicas possui uma barra de navegação com botões para “ver site”, “alterar senha” e “encerrar sessão”, um quadro com as últimas ações realizadas pelo usuário e algumas tabelas com os aplicativos que compoem o site.

Aplicativos

Os aplicativos, servem como sessões que agrupam modelos correlacionados do sistema, são eles: accounts, authentication and authorization, core e sites.

Modelos

Dentro de cada aplicativo encontram-se os modelos de objetos referentes a ele e dois links para adicionar ou modificar um objeto.
Adicionar
Clicando em adicionar irá abrir um formulário com os campos referentes ao objeto, os campos com o rótulo em negrito são obrigatórios e devem ser preenchidos antes de salvar ou irá retornar um erro.
Modificar
Ao clicar em modificar ou no nome do modelo você é redirecionado a página de listagem dos objetos.
A página de listagem possui um botão para adicionar um novo objeto, um campo de busca, uma lista de filtros, um seletor de ações e uma tabela com os objetos referentes ao modelo. Na tabela cada coluna é referente a um campo, ao clicar no título da coluna os objetos são ordenados, o conteúdo da primeira coluna são links possibilitando ir ao formulário de edição do objeto referente a linha. 
No formulário de edição além, é claro, de poder alterar o conteúdo do objeto também é possível acompanhar todo histórico de alterações ou deletar o mesmo. 

Aplicativo accounts(contas)

User profiles(perfis de usuário)
É responsável por adicionar dois campos à conta do usuário através de um perfil, avatar_url e is_admin, o primeiro eh o endereço da imagem de perfil e o segundo dá permissões de administrador em todas as salas criadas no sitema fora da área de administração, com isso é possível marcar as perguntas como respondidas, marcar o tempo da resposta e dar prioridade a perguntas na listagem na página “/perguntas”.
Users(usuários)
São as contas cadastradas no sistemas, além de criar, alterar ou excluir usuários, é possível criar nova senha, definir as permissões, níveis de acesso e grupos.
Para definir as permissões, basta selecionar as opções e clicar na seta para a direita, as permissões são definidas por “aplicativo | modelo | Pode adicionar/modificar/deletar”. Todos os usuários ativos podem entrar e participar das audiências, os membros da equipe tem acesso a administração do site mas só poderão fazer o que for definido em suas permissões, os superusuários possuem todas as permissões e os grupos.

Aplicativo authentication and authorization(autenticação e autorização)

Grupos
Pode ser definido com a sigla de cada comissão, quando esse grupo é selecionado em usuário, ele passa a ter permissões de administrador em todas as salas criadas no sitema fora da área de administração, com isso é possível marcar as perguntas como respondidas, marcar o tempo da resposta e dar prioridade a perguntas na listagem na página “/perguntas”. Também é possível criar grupos com permissões específicas, assim podendo agrupar usuários por nível de acesso ao sistema.

Aplicativo core

Este é o principal aplicativo do sistema contendo todas as participações e dados referentes as audiências.

Messagens, votos e questões
Esses três modelos são cadastrados na sala da audiência, na administração, tem função de moderação e gerenciamento dos objetos cadastrados.
Salas
Atualmente integrada com um webservice da Câmara dos Deputados, as salas são cadastradas automaticamente após a inclusão do evento no SILEG. Com isso, alguns campos são exclusivos do modelo de negócio da casa, como code audio, código reunião e reunião conjunta.
  • Código reunião:  É um idenficador da reunião, todo evento cadastrado na Câmara possui esse código, em caso de eventos que aconteçam em dois turnos ou reuniões conjutas esse código pode se repetir. Não é um campo obrigatório, salas criadas que não sejam cadastrados pelo SILEG ficam com o campo vazio.
  • Code audio: Em eventos que ocorrem em dois turnos esse campo assume um novo valor que vai diferenciar as duas partes da reunião.
  • Título reunião: Título da sala.
  • Sigla órgão: Sigla do órgão responsável pela sala.
  • Apelido órgão: Nome mais curto e direto da comissão.
  • Nome órgão: Nome completo da comissão.
  • Estado reunião: Estado em que a reunião se encontra, ex.: encerrada, convocada…
  • Tipo reunião: Tipo de evento, ex.: seminário, audiencia pública, reunião ordinária….
  • Objeto reunião: é a pauta da reunião.
  • Tema reunião:  Tema do que vai ser discutido na sala, aparece em destaque na página da sala e na listagem da página inicial.